Nome: Espedita Maria dos Santos Souza (Espedita Quilombola)
Data de Nascimento: 05/02/1972
Naturalidade: Betânia/PE
Estado Civil: Divorciada
Mandato: 2
Partido: PSD
Cargo: 1ª Secretária
E-mail: camarabetania@gmail.com

BIOGRAFIA

Natural de Betânia – PE, filha de Sevirino João Quixabeira e Maria José da Conceição Quixabeira, divorciada, possui quatro filhos, sendo eles Adilson Agenor de Souza, Adriele Mayane de Souza, Adismerio Agenor de Souza e Ariele Milene de Souza. Professora atualmente, já foi auxiliar de serviços gerais, Diretora de Capacitação e Cidadania na Assistência Social Municipal, está no segundo mandato legislativo. Coordenadora Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco, membro do Conselho Estadual do FUNDEB, representante da Comissão de Educação Quilombola da Secretaria do Estado de Pernambuco, membro da Comissão Permanente de Mulheres Rurais de Pernambuco. Militante, líder do Movimento Quilombola, Espedita representa sua classe não só no município, mas também no Estado e em todo território nacional. Quando não está sendo vereadora, gosta de visitar as pessoas e conhecer a história das mesmas. Com licenciatura e pós graduação em geografia, especialização Intercultural em Educação Indígena e Quilombola, especialização em Educação no Campo, Espedita Maria é a 1ª Secretária da Câmara de Vereadores neste biênio de 2023-2024, fazendo história e compondo a primeira mesa diretora formada apenas por mulheres no Estado de Pernambuco.