MOÇÃO DE PESAR –

A Câmara Municipal de Vereadores de Betânia, por iniciativa da Vereadora Núbia de Aguiar Magalhães e subscrita pelos demais Vereadores(as), externa os mais elevados sentimentos de pesar pelo falecimento do ORLANDO DE SOUSA FERRAZ, ocorrido no dia 20 de março de 2023.

Dr. Orlando de Sousa Ferraz nasceu no dia 28 de fevereiro de 1929, em Betânia, Sertão de Pernambuco, a 394 Km da capital, Recife. Católico convicto. Sua formação Acadêmica: médico. Tendo nascido naquela localidade, à época pertencente a Custódia. Sua família era tradicional e de grande influência política em toda a região.

Filho de Manoel Jerônimo de Sousa Ferraz Maria Gomes de Sá e Silva. Seus pais tiveram onze filhos: Jerônimo de Sousa Neto (Gilu), Olegário de Sousa Ferraz, Alzira de Sousa Ferraz, Almira Ferraz Feitosa, Otacílio de Sousa Ferraz (Oficial da PMPE), Olímpio de Sousa Ferraz (Coronel da PMPE), Olinto de Sousa Ferraz (Coronel da PMPE e Advogado), Osmar de Sousa Ferraz, Osires de Sousa Ferraz (Oficial da PMPE), Alice Ferraz Nunes (professora) e o próprio Dr. Orlando de Sousa Ferraz.

Jovem inteligente e estudioso, fez o curso de medicina na Universidade Federal de Pernambuco. Logo após a conclusão do curso, se submeteu a um concurso público em Alagoas e passou. Assumiu a vaga de médico em Mata Grande-AL. A vida de Dr. Orlando foi exemplo de atitudes cristãs. Pautou como meta primordial a oração diária e as palavras “fé, honestidade, justiça, coragem, fraternidade, empatia e humildade, sempre”, o que o fez diferente na vida pessoal, profissional e política.

O elegante e bonito doutor casou-se com Marli Miro da Silva, uma das jovens mais bonitas da sua época e estava além do seu tempo. Prendada e dona de uma simpatia grandiosa, Marli era filha do ex-prefeito de Custódia João Miro da Silva e de Dona Jovelina Miro. O casamento foi celebrado na cidade de Arcoverde, no início dos anos 1960. O casal teve três filhos: uma menina que faleceu logo após o nascimento e dois homens: o primogênito Marcos Antônio da Silva Ferraz e Márcio Jerônimo da Silva Ferraz. Este último era advogado e foi Vereador e vice-prefeito de Custódia, em um acidente na estrada de Betânia, veio óbito. Passados alguns anos da morte de Marli, Dr. Orlando casa-se novamente com uma bela professora da cidade de Flores: Magda Maria Souto Ferraz e vão morar na cidade de Custódia-PE. Tiveram um casal de filhos, Orlando Américo Souto Ferraz e Daniela Souto Ferraz.

Dr. Orlando assumiu várias funções no município de Custódia, sem nunca deixar sua missão de clinicar. Quando ele estava no consultório, o povo fazia romaria para vê-lo, contar seus problemas e suas doenças. Esteve diretor do Ginásio Padre Leão, na cidade de Custódia, onde seguiu rigorosamente o Plano de Educação. Na política, era um líder de primeira grandeza, tinha habilidade de conversar para o bem comum e atingir os objetivos propostos. Esteve também Diretor da Gerência Regional de Saúde, VI GERES, em Arcoverde.

Ressalta-se que, Dr. Orlando fez parte da primeira legislatura do município de Betânia no ano de 07 de Outubro de 1962, na condição de vereador. Bem como exerceu a atividade de médico em nosso município. Este ainda Ex-Deputado Estadual. Sua estada na Assembleia legislativa de Pernambuco foi relevante para Betânia, Custódia e cidades circunvizinhas, principalmente na luta pela expansão da eletrificação rural. Foi também Secretário de Saúde do Município de Custódia. Seu trabalho à frente dessa importante Secretaria foi de definição e avaliação da Política de Saúde e em consonância com os Planos de Governo e Municipal de Saúde e ainda com as Diretrizes do Sistema Único de Saúde- SUS.

Fique registrado este póstumo reconhecimento desta Casa de Leis, como uma homenagem ao nosso querido amigo, que teve uma vida voltada a sua família, aos seus amigos, além de tantas outras pessoas que sempre faziam presença em sua vida. Hoje existe uma lacuna ocasionada pela partida desse grande homem, mas confortamo-nos, renovados pela promessa do momento de júbilo que a todos chegará.

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.” João 10.9.

A Sociedade Betaniense, representada neste ato pelo Legislativo Municipal, externa votos de pesar à família enlutada.