3ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2023

08 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Aos catorze dias (14) do mês de março de dois mil e vinte e três (2023), às 15h, no Plenário da Câmara Municipal de Betânia, Estado de Pernambuco, reuniram-se o(a)s Sr(a)s. Vereadore(a)s: Dionísio José dos Santos; Durvanil Barbosa de Sá Júnior; Núbia de Aguiar Magalhães; Ragnar Damião Rocha; Espedita Maria dos Santos e Wallace Lopes da Conceição, ausente Marilena Odete de Souza, Aurenice Medeiros Rocha Alves e Marciano Alexandre Bezerra.

Presidenta da Câmara, Núbia de Aguiar Magalhães.

Os trabalhos foram abertos pela Vereadora Presidenta, Núbia de Aguiar Magalhães,  que de acordo com a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno, havendo número legal de Vereadores, declarou aberta a 3º Sessão Ordinária do primeiro período legislativo de 2023,  ato contínuo a presidenta pediu a 1º Secretária Espedita Maria dos Santos Souza que fizesse a chamada dos Vereadores, bem como a leitura da ordem do dia, com o projeto do Legislativo de Lei n° 003/2023, de Autoria do Vereador Wallace Lopes da Conceição, que declara a profissão do Vaqueiro Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Betânia, bem como autoriza do Poder Executivo a celebrar convênios e parcerias com instituições públicas ou privadas para captação de recursos e investimentos para o desenvolvimento da cultura e história da profissão do vaqueiro no âmbito municipal, entre outras providências, ato contínuo a presidenta autorizou fazer uso da tribuna os vereadores inscritos, iniciando pela Vereadora Espedita Maria dos Santos que em concordância ao Projeto de Lei tratado, enfatizou a importância social e cultural deste, em seguida, a presidenta retorna a mesa e põe em votação o Projeto de Lei: 1) Projeto de Lei n° 003/2023 – Autoria do Poder Legislativo, que dispõe a que declara a profissão do Vaqueiro Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Betânia e dá outras providências, que foi aprovado por unanimidade.

Presidenta da Câmara, Núbia de Aguiar Magalhães, junto à 1ª Secretária, Espedita Quilombola.

Ato contínuo, tendo em vista que a data 08 de março é reconhecida como o Dia Internacional da Mulher, a Presidenta fez uma breve leitura acerca dos Direitos das mulheres, estas que só vieram a conquistar o voto em 24 de fevereiro de 1932, por meio de Decreto do presidente Getúlio Vargas, conseguinte, usou a tribuna o Vereador Ragnar Damião Rocha que proferiu algumas palavras para as funcionárias que compõem a casa, adiante o Vereador Dionísio José dos Santos se alegrou em falar da importância das mulheres da sua família e na sua vida como um todo, em seguida, o Vereador Wallace Lopes da Conceição também fez o uso da tribuna para enfatizar que a mulher pode, e é capaz de ocupar o cargo na política que bem entender, desde Secretária e Vereadora a Presidenta da República. Por fim, a Exma. Presidenta agradeceu a presença de todos, e declarou encerrada a sessão, desejando a benção de Deus. E para constar, eu, Espedita Maria dos Santos Souza, 1º Secretária, lavrei a presente ata que, lida e aprovada, vai devidamente assinada pelos vereadores e autoridades presentes.