10ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2023

Aos vinte (20) dias do mês de Junho de dois mil e vinte e três (2023), às 15h, no Plenário da Câmara Municipal de Betânia, Estado de Pernambuco, reuniram-se o(a)s Sr(a)s. Vereadore(a)s: Dionísio José dos Santos; Espedita Maria dos Santos; Marciano Alexandre Bezerra; Aurenice Medeiros Rocha Alves; Marilena Odete de Souza; Núbia de Aguiar Magalhães; Ragnar Damião Rocha e Wallace Lopes da Conceição, ausente o vereador Durvanil Barbosa de Sá Júnior. Os trabalhos foram abertos pela Vereadora Presidenta, Núbia de Aguiar Magalhães, que de acordo com a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno, havendo número legal de Vereadores, pediu dispensa da leitura da ata anterior e declarou aberta a 10º Sessão Ordinária do primeiro período legislativo de 2023, esta que foi transmitida online e ao vivo, através dos canais de comunicação: INSTAGRAM e FACEBOOK.

Ato contínuo a presidenta pediu ao Vereador Wallace Mariano que substituísse a 1º Secretária Espedita Maria dos Santos Souza, fundamentada em imprevistos no transporte de locomoção até o plenário, e fizesse a chamada dos Vereadores, lendo em voz alta o ofício recebido do Deputado Estadual, Jarbas Filho, tratando a respeito da regularização de 42 imóveis localizados na COAB da Vila São Caetano. Logo, a Vereadora presidenta retorna a mesa, e faculta a palavra aos vereadores Marciano Alexandre e Dionísio José que fizeram a leitura e explanação de suas indicações. Pondo-se em votação as seguintes propostas pelo Legislativo:

Indicação: nº 01/2023 do vereador Marciano Alexandre, solicitando que seja providenciado a instalação de um quebra- molas/ limitador de velocidade, na Avenida Vereador Antônio Teotônio de Souza, próximo à casa do popular Heronildo de Lima (Herom Lima), na Vila de São Caetano, que foi aprovado por unanimidade.

Indicação: nº 01/2023 do vereador Dionísio José, a fim de que o prefeito promova a reforma da caixa de água do Sitio Pinheiro, zona rural de Betânia- PE, que foi aprovado por unanimidade.

Ato contínuo, a presidenta facultou a palavra para os vereadores presentes, iniciado por Marciano Alexandre que explanou sobre sua indicação a respeito do novo quebra-molas, que teria o objetivo de auxiliar na proteção da saída dos alunos nas escolas do município e desejou boas festas juninas a todos os vereadores e telespectadores on-line, logo em seguida, o vereador  Dionísio usou a tribuna e cumprimentou a todos os presentes relembrando a importância do papel do vereador, que muito se confunde com o papel do Executivo, enfatizando com mais fervor sua indicação, tratando da importância da água para todos.

A vereadora Marilena Odete também desejou boa festas e o direcionamento de Deus para todos, por conseguinte, Espedita Maria sugeriu uma conversa com o Executivo e a secretaria de cultura do município a respeito da Lei Paulo Gustavo, para tratar do seu andamento e quais serão os próximos passos para que a população tenha tais benefícios,  finalizando com o vereador Wallace Mariano que parabenizou o prefeito e a equipe da organização da festa tradicional de Santo Antônio, pelo belíssimo evento.

Por fim, a servidora da casa, Lucenira dos Santos fez uma breve explanação acerca da história e importância de São João e suas festividades. Retomando a palavra, a Exma. Presidenta agradeceu a presença de todos, e declarou encerrada a sessão, agradecendo por mais um mês abençoado por Deus.