MOÇÃO DE PESAR – DÁRIO FERREIRA DE ARAÚJO JÚNIOR.

A Câmara Municipal de Vereadores de Betânia, por iniciativa da Vereadora Presidenta, Núbia de Aguiar Magalhães, externa os mais elevados sentimentos de pesar pelo falecimento do DÁRIO FERREIRA DE ARAÚJO JÚNIOR, ocorrido no dia 17 de abril de 2023.

Dário Ferreira de Araújo Júnior nasceu no dia 17 de Janeiro de 2000, em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, a 412 Km da capital, Recife. Sua formação Acadêmica: Bacharelando em Artes Cênicas/Teatro. Pertencente à uma família tradicional e de grande influência política em toda a região.

Filho de Dário Ferreira de Araújo (atual vice-prefeito) Eliane Maria da Silva Araújo (professora). Seus pais tiveram três filhos, Élida Darliane Rafaela da Silva Araújo (advogada), Maria Darlyane da Silva Araújo (estudante de medicina), e o próprio Dário Ferreira de Araújo Júnior (ator).

Garoto prodígio, desde criança demonstrava estar à frente do seu tempo, possuía uma facilidade admirável de ler e interpretar a bíblia, diferente das crianças da sua idade, foi desde a “Escolinha Dominical” que “Darinho”, como carinhosamente era conhecido, começou a demonstrar suas primeiras aptidões para a Arte. Até os 3 anos de idade, Dario se chamava: HELLIAN YOUGUM DE ARAÚJO, que através de Ação Judicial seu nome  foi alterado para Dário Ferreira de Araújo Júnior.

Iniciou seus estudos na Escola Municipal Maria do Socorro Andrada, onde era muito querido por seus colegas de classe e professores, posteriormente, no ensino fundamental e médio passou na prova para ingressar no Colégio de Aplicação, na cidade de Serra Talhada, Estado de Pernambuco, enfrentando todos os dias um trajeto de 83km em busca de conhecimento, foi no Colégio de Aplicação que Dário apresentou sua surpreendente habilidade com línguas estrangeiras. Logo, iniciou seus estudos acadêmicos na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, sendo discente de Artes Cênicas-Teatro. Foi em João Pessoa, no Estado da Paraíba que ele encontrou o seu propósito como artista, lá, além de grandes amizades, foi um dos fundadores da LAMPIARTE, organização artística formada por jovens líderes das áreas da música, cinema e teatro da cidade de João Pessoa-PB. Dário Júnior estrelou importantes espetáculos, dentre eles, “Beba Coca-Cola”, “Lendas do Sertão”, “O Despertar da Primavera”, “A Vítima”, “A Ratoeira”, “O Condenado” e o último, mais esperado por ele, já que fora seu primeiro musical, que infelizmente não conseguiu executar até o fim, “Mahagonny”.

Ressalta-se que, ao chegar da pandemia do COVID-19, Dário Júnior precisou retornar à Betânia-PE, e iniciou um trabalho no qual, o mesmo se surpreendeu por gostar tanto, contratado como Escrevente, no Cartório de Notas e Registro de Imóveis da já citada cidade, exerceu atividades notariais de grande valia para sociedade, tomando sempre a sua irmã, Elida Rafaela (advogada) como inspiração.

Bem-apessoado, o elegante rapaz namorou com Thayane Marielle Alves Flor, estudante de Arquitetura e Urbanismo, filha do atual prefeito de Betânia, Mario Gomes Flor Filho e Tereza Simone da Silva Flor (Secretária de Assistência Social), ambos, apesar de serem da mesma cidade, apenas vieram a se conhecer no transporte escolar que utilizavam diariamente até a cidade de Serra Talhada-PE, ainda que esta tenha sido a sua primeira namorada, obtiveram um relacionamento longo e duradouro, fazendo com que mesmo após o término, Dário Júnior e Thayane Flor permaneceram amigos até os seus últimos dias de vida. Seu último relacionamento foi com Andrews Matheus Bezerra Costa Oliveira de Lucena, natural de Recife-PE, estudante de Rádio TV pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, atualmente, é produtor, compositor e criador de conteúdo digital, eles se conheceram nos andares no apartamento em que Dário Júnior residia em João Pessoa-PB, formaram juntos uma parceria que muito se orgulhavam, eram a companhia um do outro quando suas famílias não estavam presentes fisicamente.

Na política, era mais recluso, muito embora sempre esteve a disposição da sua família, oferecendo incessantemente seu apoio moral e emocional para ajudá-los, e consequentemente, ajudar o povo betaniense. Mesmo que Dário Júnior não estivesse diretamente ligado a vida pública, ele muito se orgulhava da trajetória dos seus pais, que foram vereadores atuantes no município. Ele dizia:

“Muito me orgulha tudo que mainha e painho fazem pelo povo de Betânia, um dia quero ter a coragem e determinação deles.”

O que de fato aconteceu, ele foi forte e corajoso, como em Josué 1:9, até o seu último respirar. Fique registrado este póstumo reconhecimento desta Casa de Leis, como uma homenagem ao nosso querido amigo, que teve uma vida voltada a sua família, amigos, e a Arte, além de tantas outras pessoas que sempre faziam presença em sua vida. Hoje existe uma lacuna ocasionada por sua partida, mas confortamo-nos, renovados pela promessa do momento de júbilo que a todos chegará.

“Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.” Mateus 5:4. “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.” João 10.9.

A Sociedade Betaniense, representada neste ato pelo Legislativo Municipal, externa votos de pesar à família enlutada.